Breaking News
Loading...
22/07/2013

  Do sonho á realidade - Escola Academia Sporting Moita/Rosário
“ Em menos de dois anos de existência o número de alunos ultrapassa largamente a centena”

Tudo nasceu de um “sonho” de dois amigos ligados ao desporto nas camadas jovens, de criarem uma Escola Academia do Sporting no concelho da Moita. Do sonho á realidade foi um pequeno passo, e em Outubro 2011, numa parceria com o Marítimo Rosarense, depois de uma candidatura ao SC Portugal para abertura de uma Escola Academia no concelho da Moita, nasce a EAS Moita/Rosário. Uma das 28 Escolas associadas ao Sporting que existem no nosso país, com métodos de treino comum a todas, com a formação dada aos treinadores da Escola a ser feita pelo clube leonino na Academia de Alcochete. Prestes a encerrar a segunda época desportiva (final de Julho), o DIÁRIO DA REGIÃO entrevistou o coordenador da EAS Moita/Rosário, José Alexandre Bruno, que nos fez um balanço positivo das actividades desenvolvidas pela Escola nos quase dois anos de existência, e da excelente campanha dos seus Benjamins no campeonato distrital:

Como foi o ano de arranque da EAS Moita/Rosário?

José Bruno – No início do arranque da nossa EAS Moita/Rosário, deparámo-nos com algumas dificuldades devido ao timing de abertura (Outubro). Começámos com cerca de 30 atletas com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos de idade, e um grupo de 7/8 treinadores estagiários. Passado um ano da abertura, e fruto da qualidade do trabalho desse grupo de treinadores com o apoio do Sporting, ultrapassámos largamente a centena de alunos. Alunos esses, oriundos não só do concelho da Moita, mas de todo o distrito de Setúbal. No 1º ano as nossas actividades resumiram-se á participação em torneios organizados por clubes e outras Escolas, e participámos na Liga Interna do SC Portugal.

No segundo ano um salto na expansão da EAS Moita/Rosário?

Com o crescimento da Escola sentimos a necessidade de criar uma equipa de competição no escalão de Benjamins A, com o nome do Marítimo Rosarense. Essa nossa primeira equipa de competição foi considerada a equipa sensação, conseguindo passar á fase final onde acabaria por conquistar um honroso 3º lugar. Um orgulho para todos nós, e sinal do trabalho qualitativo de toda a nossa estrutura. Satisfeitos também por ver-mos um aluno nosso passar a ser jogador do Sporting no escalão de Petizes, e ver-mos aumentar significativamente o número de alunos da nossa Escola (cerca de 10) referenciados pelo Sporting. Ao longo da época fomos conquistando alguns torneios, e tivemos sempre participações honrosas nos torneios que participámos. Em resumo, este nosso segundo ano foi um ano de consolidação do nosso projecto, o que nos faz aumentar a responsabilidade de continuar a crescer sustentadamente.

Planos para a próxima época desportiva 2012/2013?

A nível competitivo temos a ambição de criar 4/5 equipas de competição nos escalões de Benjamins e Infantis. Queremos melhorar cada vez mais o trabalho na formação e vamos acrescentar ao projecto 2/3 novos treinadores. A Escola vai ter uma dinâmica muito mais forte, e uma maior preocupação em cada vez mais passar uma maior qualidade para o exterior. Continuamos com as portas abertas a todos os interessados (dos 4 aos 14 anos), que a partir de 02 de Setembro, podem inscrever-se diariamente nas nossas instalações sitas no Campo da Madalena, no Rosário.

Neste percurso de sucesso da EAS Moita/Rosário José Bruno deixa uma mensagem

Quero agradecer a todos os envolvidos neste projecto da EAS Moita/Rosário. Agradecer á direcção do marítimo Rosarense a confiança em nós depositada. E, por último, referir e reforçar a minha paixão por este projecto, no qual estou de alma e coração…


João Fernandes

0 comentários:

Enviar um comentário