Breaking News
Loading...
17/07/2013

Na Quinta do Conde – Batalha de Guarda-Redes da ADQC foi um êxito

“ Maior Evento alguma vez realizado em Portugal contou com 108 participantes”

A Escola de Guarda-Redes Associação Desportiva Qª do Conde, realizou no dia 30 de Junho 2013, a Batalha de Guarda-Redes ADQC 2013, que se realizou no Campo António Xavier de Lima, na Quinta do Conde (Sesimbra). Este evento contou com a participação de 108 guarda-redes, oriundos de vários pontos do País (Coimbra, Caldas da Rainha, Lisboa, Setúbal, Vila Real Sº António, Oeiras etc), tornando-se no maior evento já alguma vez realizado no nosso País, para todos os amantes da arte de bem defender as balizas. O grande impulsionador e dinamizador deste mega-evento foi Nuno Monteiro, treinador de guarda-redes da ADQC, que em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO, nos fez um balanço desta excelente iniciativa que se saldou por um enorme êxito:

Como surgiu a ideia de organizar este evento?

Nuno Monteiro - A ideia teve origem em dois factores … O primeiro factor está relacionado com um desafio lançado pela marca de material desportivo para guarda-redes que me patrocina, a Soloporteros, que em Espanha organiza, uma vez por ano, a maior e melhor batalha de guarda-redes do mundo com presenças de 500 a 600 guarda-redes por evento, pois, pretendem entrar no mercado português e vêm neste tipo de eventos uma boa forma de divulgação da marca. O segundo factor, tem como base, as boas indicações recolhidas pelos guarda-redes participantes nos Estágios para guarda-redes realizados em Dezembro de 2012 e Março deste ano, em que todos manifestaram a ideia deste evento poder e dever ser partilhado com mais guarda-redes.

Em que consistiu este evento?

O Evento consistiu na realização de vários jogos entre dois Guarda-Redes, num campo de dimensões reduzidas com duas balizas. Cada um dos guarda-redes defende a sua baliza e tem como objectivo principal marcar o maior número de golos na baliza contrária e sofrer o menor número de golos. Sendo que, os participantes foram divididos em vários escalões e, por conseguinte, em grupos, de modo a criar um modelo competitivo adequado á idade de todos os participantes.

A quem se dirigia este evento?

O Evento, inicialmente, dirigia-se a guarda-redes de todos os escalões masculinos e femininos. Contudo, com o decorrer das inscrições, e em virtude de não termos a adesão pretendida para seniores e futebol feminino, decidimos retirar estes escalões e, assim, o evento teve a participação de guarda-redes dos escalões de traquinas a juniores.

O número de participantes foi o esperado?

No início esperávamos contar com a presença de 120 guarda-redes. Depois, com a reorganização do evento, queríamos ter a presença de 112 guarda-redes e foi este o número de inscrições obtido. Contudo, no dia do evento, houve 4 guarda-redes que não apareceram! Por isso, o 1º objectivo foi plenamente alcançado.



Convidados VIP? Presença de Público?

Sim, como convidados VIP tivemos o Luís Ribeiro (guarda-redes da equipa B do Sporting Clube de Portugal) e também o Nuno Madureira (guarda-redes da equipa sénior do Cova da Piedade). Relativamente ao público, também podemos estar satisfeitos com a massa humana que esteve presente a apoiar, os seus guarda-redes, durante todo o dia.

Quanto a apoios? É fácil organizar um evento desta natureza?
           
Felizmente, apesar da crise que se debate sobre o nosso país, tivémos bons apoios á realização deste evento. Por esse facto, quero desde já agradecer á Soloporteros, SL, Refrige, SA, Barreiro Cópias, Lda., Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Almapapel, Lda., Era – Quinta do Conde, Arrastomar, Lda., Number 1 GK, Fotogrfia José Alves, Maria Engoma, Pingo Doce – Quinta do Conde e Porta Expresso por todo o apoio dado e por terem acreditado na importância deste evento, e, também, a todas as pessoas que de uma forma ou de outra tudo fizeram para que este evento fosse uma realidade e um sucesso. Não, decididamente, não é fácil organizar um evento desta envergadura… desde a CORAGEM de sonhar e decidir realizar o evento, á apresentação do evento a possíveis patrocinadores até a dia do evento decorreram 3 meses de intenso, dedicado e apaixonado trabalho para que no final todos os participantes se sentissem, acima de tudo, FELIZES por durante um dia inteiro terem tido a oportunidade de participar num evento apaixonante e especialmente realizado por e para eles.
  
Qual foi a receptividade e o espírito dos participantes?

A receptividade e espírito vivido entre todos os participantes foi fantástico, porque muitos dos guarda-redes já se conheciam entre si e, também o evento, o que originou uma atmosfera de concorrência sã e divertida, de partilha de experiências, de diversão, de lealdade…. Foi realmente muito bom.

Qual o balanço final que o Nuno Monteiro faz deste evento?
           
O balanço do evento é positivo, sinto-me satisfeito pela forma como decorreu, embora, e como em tudo na vida, haverá sempre melhorias a introduzir, pois se queremos que este evento se torne numa referência a nível nacional teremos, sempre, de lhe acrescentar mais qualidade e inovar de ano para ano, pois, se este foi o maior evento em Portugal também queremos que seja o melhor.

Dado o êxito alcançado iniciativas deste tipo são para continuar?
           
Sim, claramente! Nem outra coisa faria sentido…. Quem me conhece sabe o quão importante é para mim o treino de guarda-redes… e o quanto me dedico a esta causa tão desprezada em Portugal!

Qual a mensagem que o Nuno Monteiro quer deixar? Agradecimentos?
           
A mensagem final que quero deixar vai para todos os meninos que querem ser guarda-redes … Em Portugal há quem diga que não há guarda-redes. Eu, em parte, compartilho dessa opinião … mas é preciso saber porque não os há! Agora, no que eu realmente acredito é que há muitos e muitos meninos com capacidades para serem guarda-redes no futuro… é preciso é que lhes sejam criadas as condições necessárias e concedidas as oportunidades para que possam evoluir e crescer. Da minha parte, tudo farei para vos ajudar a alcançar os vossos sonhos! Por fim, quero agradecer á marca desportiva Soloporteros e a todos aqueles que me ajudam e apoiam nesta missão de ensinar esta arte de defender balizas e um obrigado do tamanho do mundo á minha esposa, filhos e pais por todo o apoio que me têm dado ao longo destes anos, pois, são quem mais sai a perder com esta minha paixão. Sem vocês nada disto seria possível.



JOÃO FERNANDES

0 comentários:

Enviar um comentário