Breaking News
Loading...
27/11/2013


Mário Jardel de Almeida Ribeiro, ou somente Jardel. O Jardigol do FC Porto, super mário no Sporting Clube de Portugal, cinco vezes goleador máximo da liga portuguesa, e duas vezes bota de ouro da Europa.
Muitos diziam que as equipas que representava alinhavam com menos um, mas na hora da verdade, ele era o cara, Jardel resolvia, marcava golos de toda a maneira e feitio. 
Internacional brasileiro na era de Ronaldo o Fenómeno, Romário, Rivaldo, entre muitos outros craques que eram aposta dos seleccionadores, que preteriam o matador. Luiz Filipe Scolari chamou Jardel em três ocasiões, mas na hora da convocatória para o Mundial da Coreia/Japão, o seu nome não constava entre os eleitos.
Ultrapassada uma fase difícil da sua vida, Jardel parou o pequeno município de Ibirubá, de apenas 20 mil habitantes, no noroeste do Rio Grande do Sul.
A estação de televisão Globo Esporte, marcou presença no jogo de estreia do goleador no futebol de várzea, habitualmente disputado nos campos de futebol das periferias. Mas como o dia era de festa, o Estádio Municipal da cidade encheu para o receber.
No final da partida o resultado era de 3-2 a favor da equipa adversária, com artilheiro a contribuir com duas assistências. 
Apesar da derrota, o sorriso mostrava a felicidade do eterno goleador, concluindo a entrevista dizendo, "sinto-me feliz".

FUTEBOL DE VÁRZEA - Praticado nos campos das periferias, é designado por várzea, o futebol amador jogado no brasil. Os jogos são organizados por associações populares, ou por organismos que se dedicam exclusivamente a toda a logística dos campeonatos. As finais são disputadas em Estádios Municipais, como forma de prémio para os seus participantes.
A Várzea, é a grande escola do futebol brasileiro, um viveiro de excelência, de onde saíram grandes nomes da selecção canarinha.
Leandro Damião, ponta de lança do Internacional de Porto Alegre, foi descoberto nos campos de várzea.
Outros exemplos, são o campeão do mundo de clubes pelo Corinthians em 2000, Gilmar Fubá, e Basílio, o autor do golo  que consagrou o clube da fiel em 77.
Socialmente, o futebol de várzea é um dos expoentes máximos das comunidades canarinhas, juntando-lhe a música, e os tradicionais churrascos, em bons momento de convívio.

Rui Cardoso

0 comentários:

Enviar um comentário