Breaking News
Loading...
05/07/2012


Portugueses reforçam pelotão de elite da Meia das Cataratas
Jéssica de Barros e Rui Pedro também representarão Portugal nas Olimpíadas

Três corredores portugueses de elite disputarão o título da 6ª Meia Maratona das Cataratas, no domingo (8), no Parque Nacional do Iguaçu. Jéssica de Barros Augusto, Rui Pedro Sá Alves da Silva e Luis Feiteira reforçam o alto nível técnico do desafio mais fascinante. Jéssica de Barros e Rui Pedro também estarão nas Olimpíadas em Londres. A corredora portuguesa, aliás, é uma das favoritas na briga com as brasileiras e africanas no feminino.

Com experiência em provas internacionais de pista e de rua, os atletas querem incluir no currículo a vitória na corrida iguaçuense. A presença deles, além de elevar o nível técnico da prova, é importante para consolidar a parceria firmada no ano passado entre a Meia Maratona das Cataratas e a Meia Maratona de Douro Vinhateiro, na região de Peso da Régua, Portugal.

Jéssica tem 30 anos e vai disputar a maratona na Olimpíada de Londres, no mês de agosto. Ela é recordista portuguesa na prova de 3.000 metros com obstáculos e já obteve colocações expressivas em competições de 1.500m, 5.000m, 10.000m, meia-maratona e maratona.

Em 2009, a atleta terminou a Meia Maratona de South Shields, na Inglaterra, em 1h09min08s, tempo abaixo do recorde da corrida iguaçuense, batido no ano passado pela queniana Dorcas Kiptarus (1h13min31s).

Entre os homens, Rui Pedro, de 31 anos, também está classificado para disputar a maratona olímpica em Londres. Ele é o atual campeão da Meia Maratona de Douro Vinhateiro. O corredor disputa provas mais curtas, como 1.500m, 5.000m, 10.000m, e longas, como meias e maratonas.

O outro português é Luis Feiteira, 39 anos, especialista em longas distâncias. Sua melhor marca em uma meia-maratona é de 1h03min43s, estabelecida em Lisboa. Ao longo da carreira, já participou de campeonatos mundiais, europeus e dos jogos olímpicos de Atlanta (1996) em provas como 800m, 1.500m, 5.000m e maratonas.

União – A presença da elite portuguesa é resultado do intercâmbio entre a Meia Maratona das Cataratas e a Meia Maratona de Douro Vinhateiro, Portugal. Em 2010, os organizadores das provas selaram um acordo para fortalecer as corridas – que são realizadas em cenários fantásticos, tombados pela UNESCO como Patrimônios Naturais da Humanidade.
O elo afetivo com Portugal também é reforçado com o retorno de Rosa Mota como madrinha da prova. A grande campeã das pistas confirmou o seu carinho pelo “desafio mais fascinante”.

 João Fernandes


0 comentários:

Enviar um comentário