Portugal 5 -0 Luxemburgo
" Ganhar é bom, com goleada é bem melhor"
Paulo Bento é um treinador que não joga "ao brincas". Jogar para ganhar faz parte do vocabulário do nosso seleccionador, e foi mesmo isso que ele pediu aos jogadores. Empenho, determinação, e uma vitória se possível com uma boa exibição. Se Paulo Bento é um treinador com espírito de ganhador, os jogadores que foram chamados para este compromisso, também demonstraram que a vitória é o objectivo a alcançar seja contra que adversário for. Portugal defrontava uma selecção que actua como o nosso próximo adversário da qualificação, o Chipre. Onze jogadores atrás da linha da bola, bem fechadinhos no seu meio campo, espreitando um erro do adversário para em contra ataque poder causar surpresa. Contra adversários destes, o mais importante é marcar cedo, e quando isso não acontece é natural que surja alguma ansiedade nos jogadores. Não foi por isso de estranhar que Portugal só aos 25 minutos inaugurasse o marcados por Helder Postiga, um excelente golo de grande técnica individual. Feito o mais difícil, segue-se a procura de um 2º golo que dê tranquilidade à equipa para poder exibir todo o seu potencial, e a equipa portuguesa é formada por jogadores do melhor que a Europa e o Mundo podem ver. Cristiano Ronaldo faria esse tal golo de extrema importância para as nossas cores. A vencer por 2-0 ao intervalo, e com algumas alterações no onze, Portugal não adormeceu à sombra dessa vantagem, e foi para cima dos pobres luxemburgueses que atónitos viam Portugal jogar, e marcar. Hugo Almeida bisaria na partida, com o seu 1º golo a ser um golão. O bólide de Fórmula 1 da nossa selecção Fábio Coentrão coloraria a sua excelente exibição com um golo de cabeça, o seu 1º ao serviço das cores nacionais. Final do jogo com chapa 5, à meia dúzia seria mais barato para o Luxemburgo, mas foi o que se pode arranjar. Em resumo, bom teste para a nossa selecção para o importante jogo de dia 2 de Setembro no Chipre. Ganhar neste particular era importante, golear trouxe um outro sabor, e uma motivação extra para os nossos jogadores. Portugal com Paulo Bento recupera o prestigio, o respeito, e a admiração do mundo do futebol.
Como eu vi vejo a nossa equipa...
Baliza - Rui Patricio ou Eduardo, qualquer um deles merece a confiança do seleccionador e dos colega de equipa, e também de todos nós.
Defesa - Laterais como João Pereira e Fabio Coentrão, dois "putos" raçudos, que jogam a mil à hora, nada a dizer. Centrais como Pepe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Rolando, são muros de betão. Estamos bem servidos na defesa.
Meio Campo - João Moutinho, Raul Meireles, Ruben Micael, André Santos, Danny, são jovens, têm sangue nas veias, e um imenso pulmão.
Avançados - Cristiano Ronaldo quando render na selecção o que rende no Real Madrid será a mola do nosso espírito de conquista, o nosso capitão a impelir-nos para as vitórias em qualquer campo de batalha. Nani a subir o seu nível exibiconal ao serviço da selecção,será a estrela que maravilhará os estádios, e empolgará os adeptos. Nani e Ronaldo ao mais alto nível, endiabrados farão mossa em qualquer defesa. Pontas de lança temos os necessários para darem sequência ao trabalho dos astros, basta estarem no sitío certo para fazerem o que lhes se pede, marcar golos, pois para criá-los lá estarão os outros. Hugo Almeida e Helder Postiga mostraram que se pode contar com eles.
Vale a pena acreditar nesta selecção. Estamos no bom caminho para a breve, médio prazo, poder-mos conquistar um feito que nunca até agora foi alcançado. Porque não ser-mos campeões europeus ou campeões do mundo?
O "bom gigante" e o saudoso magriço José Torres, quando foi seleccionador de Portugal, num jogo na Alemanha em que só a vitória frente aos alemães daria o apuramento de Portugal, disse o seguinte antes do encontro: " Deixem-me sonhar". E o sonho transformou-se mesmo em realidade pois Portugal venceria por 1-0 num golão do Carlos Manuel. O sonho comanda a vida...
João Fernandes
0 comentários:
Enviar um comentário