Breaking News
Loading...
20/02/2013


João Direito, treinador do União Santiago, ao DIÁRIO DA REGIÃO
‘Ambição será de subirmos à 1ª divisão distrital’

João Direito esteve 22 épocas no Vasco da Gama de Sines, onde treinou todos os escalões. Há duas épocas assumiu o comando técnico dos seniores do União Sport de Santiago do Cacém, cuja equipa não conseguiu a subida de divisão, mas conquistou a Taça de Disciplina da A.F Setúbal. Nesta época 2012/2013, os objectivos passam claramente pela subida à 1ª divisão distrital, tal como afirmou ao DIÁRIO DA REGIÃO.

Quais os objectivos traçados para esta época?
Os objectivos desportivos traçados para esta época, e que vêm da preparação da época transacta, são os da subida à 1ª divisão distrital de Setúbal. Sabendo nós que para que haja êxito no que nos propomos, teremos de respeitar a competição e todas as equipas participantes, pois as vontades no desporto não dependem só de nós, mas de todos os que competem. Acreditamos no trabalho feito pelo clube.

O União tem um dos melhores, senão o melhor, plantel da 2ª divisão distrital?
A equipa foi formada à base de 12 jogadores que transitaram da época passada, aos quais se juntaram jogadores de qualidade que militavam no Vasco da Gama, Juventude Melidense, Estrela de St. André e Ferreirense. No final do ano, Dezembro, foi feita uma remodelação na equipa, tendo sido satisfeita a vontade aos que mostraram desejo de sair e entrar, de forma a tornar o plantel mais equilibrado e competitivo ao nível da qualidade, juventude e traquejo.

Este será um ano de transição na 2ª distrital para o União?
Pelo que dissemos atrás, a ideia e ambição será a de subirmos à 1ª divisão distrital de Setúbal, mas de forma segura e com um planeamento futuro, sustentado na realidade do clube e nas suas capacidades.

Que análise faz da prestação da sua equipa até ao momento?
Somos uma equipa que treina de acordo com um planeamento organizado e metódico, com uma competição interna muito salutar e viva em todos os sectores de equipa, com um modelo de jogo pensado e treinado. Até ao momento, e vivendo intensamente o presente, a equipa tem traduzido nos jogos o que treina. Os números e estatísticas são indesmentíveis e mostram a realidade da equipa até ao momento. Conscientes que imponderáveis fora do nosso controlo podem surgir e anular todo este trabalho. Confiantes, tranquilos e persistentes são qualidades do nosso trabalho.



Quais as maiores dificuldades sentidas neste campeonato? Adversários? Campos
pelados?
Muitas são as dificuldades durante uma época. As que referiu são conhecidas e, à partida, contamos com elas e nos preparamos para as conseguir superar. Menos ou nenhum campo pelado seria bom para o futebol. Os adversários todos têm o seu valor e dignidade e todos respeitamos e competimos de igual forma, de acordo com as nossas possibilidades temporais em cada jogo. O campeonato podia ter mais equipas para o valorizar e tornar mais competitivo, mas com a fase final como está estipulada e organizada, penso que lhe dá esse cariz competitivo mais verdadeiro.

Qualidade do futebol praticado nesta 2ª divisão?
Na 2ª divisão distrital de Setúbal o único senão é o reduzido número de equipas que provoca uma competitividade baixa compensada pela fase final. No geral e pelo que conheço, a competição distrital de futebol do AFS é muito boa, com equipas muito bem organizadas e bons treinadores, e apetrechadas de valores individuais muito bons.

O União é o maior favorito à subida de divisão? Quais os adversários directos na
luta pela subida?
O União de Santiago do Cacém, pela sua história e pelo valor actual da sua equipa, tem por objectivo principal a subida à 1ª divisão distrital. Não é o principal favorito porque as equipas que se vão apurar para a fase final têm igual valor para discutir a subida, nomeadamente o Arrentela, Quinta do Conde e Banheirense. A faltar uma jornada para o final da 1ª fase, tudo está quase decidido, faltando apurar uma equipa para o 6ª lugar. Vai ser uma fase final muito discutida, onde as duas equipas que irão subir à 1ª divisão distrital da A.F.S terão de ser muito regulares e competentes para ultrapassar os respectivos adversários de muito valor. Que subam os melhores.

Como prevê o futuro do União Santiago?
Os objectivos futuros dependem muito da organização e capacidade do clube, pois só através de uma boa gestão, tanto de recursos humanos como materiais e logística, se pode ansiar a um futuro desportivo mais ambicioso. Acreditamos no presente com ambições futuras, porque esta direcção do União é muito competente, inteligente e responsável.

João Fernandes

0 comentários:

Enviar um comentário