Breaking News
Loading...
31/10/2013

Fernando Candeias treinador do Vasco da Gama de Sines em entrevista ao DIÁRIO DAREGIÃO
“ Vamos jogar sempre com o objectivo da vitória, respeitando os nossos adversários”

Fernando Candeias, de 37 anos de idade, é o treinador da equipa do Vasco da Gama de Sines, que esta época disputa o campeonato da 2ª divisão distrital da AF de Setúbal..Um homem desde sempre ligado ao futebol enquanto praticante e treinador, tendo desempenhado durante 7 épocas o cargo de treinador do Milfontes, um dos clubes mais fortes do distrito de Beja. Possui o Curso de treinador de Nível II, UEFA BASIC. O DIÁRIO DA REGIÃO foi ao seu encontro e aqui fica a entrevista:

Como surgiu o convite para treinar o Vasco da Gama? O que lhe foi pedido pela direcção do clube?
Fui contactado pelo Presidente para uma reunião, onde me foram apresentadas as suas ideias. Havia uma forte predisposição da minha parte para abraçar um novo desafio que aliado à forma entusiasta e determinada com que fui confrontado, facilitaram a minha decisão em aceitar o convite. Obviamente que a divisão onde participa o Vasco da Gama não está de acordo com o seu historial, no entanto, a grandeza do clube, condições de trabalho e a qualidade dos jogadores oriundos da formação permitem-nos acreditar em realizar um trabalho marcante. Respeitar a identidade do Vasco da Gama, que tem características muito próprias, ou seja, uma equipa com atitude proactiva e a jogar sempre com o objectivo da vitória foi o que me foi pedido e, claro, que eu estou em total sintonia.

Constituição do plantel 2013/2014? 
O plantel foi constituído com uma base da época passada e é praticamente 100% oriundo da formação do Vasco da Gama. A formação ao longo destes anos tem efectuado um trabalho de destaque e são muitos os jogadores com uma grande identificação ao clube. E essa é, na minha opinião, a base ou se quiser o nosso ponto partida. É sem dúvida, um elemento distintivo, o facto de todos os jogadores sentirem a camisola de uma forma especial e serem todos apaixonados pelo clube que representam. É algo que pretendemos aproveitar e potenciar. Para além das continuidades houve também uma aproximação a jogadores com passado no clube e que aceitaram o desafio de integrar o plantel. 
´
Como decorreu a pré-época? Participação na Taça AF de Setúbal?
A pré-época decorreu de uma forma algo atípica. Optámos por não antecipar o início dos trabalhos e aproveitar os jogos da taça para observar jogadores e processos. Não efectuamos os normais amigáveis de pré-época e fomos observando os jogadores e equipa num contexto competitivo. Os resultados não foram os desejados, mas foi visível a evolução da equipa na aquisição de processos. Neste momento a equipa está num patamar acima do esperado, mas ainda longe daquilo que desejamos, no entanto, a alegria, atitude e vontade de trabalhar são uma característica deste plantel, o que nos permite acreditar em formar um plantel e uma equipa que jogue à Vasco da Gama!

~
Campeonato da 2ª Divisão Distrital 2013/2014?
O campeonato da 2ª distrital da Af Setúbal é uma novidade para mim, no entanto, tenho na equipa técnica e direção pessoas competentes que me têm ajudado neste período de adptação. Neste momento o foco está no crescimento da nossa equipa. Espero um campeonato equilibrado e competitivo com características próprias da divisão onde jogamos. Todas as equipas estão em pé de igualdade, nós respeitamos todas, e a melhor forma de demonstrar esse respeito é trabalharmos sempre no limite e com uma grande ambição. Os dois jogos que já efectuámos foi dentro daquilo que esperávamos, dois empates que podiam ser duas vitórias. Contudo, o mais importante foi observar o nível de consolidação de processos e a grande atitude de todos os jogadores na procura da vitória.

Quais os objectivos delineados para a época?
Os objectivos são, numa primeira fase, dignificar o nome do nosso clube e sermos fiéis à nossa identidade. Estamos numa fase de aquisição de processos e após um conhecimento mais alargado do nosso campeonato e da evolução da nossa equipa estaremos preparados para traçar metas mais objectivas. No entanto, há 2 aspectos fundamentais para nós, como equipa: jogar sempre com enorme atitude e demonstrar sempre uma enorme vontade de vencer

Na sua opinião quais os maiores candidatos à subida de divisão?
Em relação aos candidatos, e num campeonato organizado em duas fases, penso que será prematuro apontar algum. No entanto, sabemos que há equipas que estão a apostar forte para subirem de divisão. Uma ultima palavra para os nossos sócios e simpatizantes: tudo faremos para terem orgulho nesta equipa! Apoiem estes jovens, pois têm a minha garantia que vamos dar tudo por esta camisola!


João Fernandes

0 comentários:

Enviar um comentário