Breaking News
Loading...
01/08/2012


Atletismo - Lúis Feiteira volta às Olímpiadas após 16 anos”
“ Levarei para Londres o carinho e o apoio dos Moitenses”

Biografia
Nome - Luís Feiteira
Data de nascimento - 21/04/73 (39 anos).
Naturalidade - Moita
Altura - 1,77 m
Peso - 57 kg
Treinador - Manuel Matias
Assessor de treino – João da Benta
Clube - Individual (desde 2011)
Início de carreira - 1992
Principais resultados na maratona - 2011: Maratona de Amesterdão, 16.º lugar (mínimo B), 2010 - Campeonato da Europa em Barcelona, 10.º, 2009 - Campeonato do Mundo em Berlim, 10.º, Maratona de Fukuoka, 6.º, 2007 - Campeonato do Mundo em Osaka, 35.º
Recorde pessoal (maratona): 2:11.57 horas (Praga 2009)

O atleta do concelho da Moita Luís Feiteira, aos 39 anos de idade, apresta-se para tentar criar sensação na sua segunda olímpiada. Esteve presente nos J.O. de Atlanta, em 1996, onde participou nos 1 500 metros, e agora passados 16 anos, vai estar presente nos J.O. de Londres de 2012, defendendo as cores nacionais na maratona olímpica,que terá lugar no próxmo dia 02 de Agosto, com início previsto para as 11:00, onde terá a companhia do atleta Rui Pedro Silva. Em vésperas de partir para Londres, o que acontecerá no próximo dia 02 de Agosto, Luís Feiteira em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO, dá-nos conta das suas expectativas para os J.O Londres 2012.

A sua participação nos J.O de Londres 2012 esteve comprometida. Qual o motivo?

A marca exigida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), para um atleta marcar presença na maratona dos J.O, é de 2:15.00 (minimos internacionais). Por sua vez, sendo possível a cada país manter ou dificultar os minímos internacionais exigidos, a Federação Portuguesa de Atletismo optou por dificultar esse tempo em 2 m, fixando-o em 2:13.00. O resultado que eu tinha obtido na Maratona de Amesterdão, em Outubro do ano passado, 2.13.12, garantiu-me inicialmente os minímos B exigidos pela F.P.A, que eram de 2:15.00, mas insuficiente para garantir a qualificação para os Jogos caso houvesse outro atleta que atingisse os minímos A da F.P.A, o que acabou por acontecer em Abril passado quando o meu colega Rui Pedro Silva, conseguiu fazer o tempo de 2:12.15. Encontrava-me assim fora da selecção por escassos 12 s, e impossibilitado de responder a essa exigência por motivos de lesão.

Por mútuo acordo, o Comité Olímpico Português e a Federação Portuguesa de Atletismo, decidiram selecioná-lo para participar nos J.O?

Como sabem os critérios de selecção são muito explicitos para qualquer atleta, e como tal, eu sabia à partida que para mim não iria haver uma decisão diferente, de forma que só posso estar contente com esta decisão tomada por homens, que mostraram assim, a sua grande responsabilidade e sensibilidade, face ao que comigo se passou.

Sendo uma decisão de última hora, que tempo teve para se apresentar em forma na maratona olímpica?

Durante a 1ª quinzena de Maio, consegui resolver o problema da lesão de uma rotura no músculo solear (gémeos), então a partir daí, voltei a treinar com a intenção de no mesmo período em que se disputará a maratona olímpica, poder correr uma outra maratona, de forma a poder mostrar que tinha valor para uma possível chamada à selecção, o que felizmente com esta minha integração na selecção que vai aos Jogos, não será necessário. Por esse motivo, encontro-me num bom momento de forma.

Qual a sensação após 16 anos, voltar a estar numas Olímpiadas?

Jogos Olímpicos são sempre Jogos Olímpicos, um evento diferente de todos os outros, mundiais ou europeus, onde já tive a felicidade de estar em vários. Os J.O marcam a carreira de um atleta, e o seu ambiente é incomparável, não consigo encontrar nada semelhante, Estão lá os melhores atletas do mundo, de quase todas as modalidades, podemos conviver de perto com campeões que só vemos normalmente na TV, e que temos a felicidade de fazer parte desses.

Quais são as expectativas?

Numa maratona nunca se podem fazer vaticinios mas, se tudo me correr normalmente, espero alcançar uma boa posição, e ficar nos primeiros 20, seria muto bom.
Acredita que Portugal pode conquistar medalhas nestes J.O Londres 2012?
A fasquia é bastante alta num evento desta dimensão, mas acredito que alguns colegas, não só do atletismo, mas de todas as outras modalidades que Portugal se fará representar, possam atingir esse patamar de conquista.

Sendo um atleta bastante conhecido por certo tem recebido um grande apoio, sobretudo da população da Moita?

Tenho a agradecer de uma forma geral, a toda a população que directa ou indirectamente, se tem manifestado para comigo. Em particular, levarei para Londres o carinho e apoio dos Moitenses. Espero representar condignamente as cores do meu país.

JOÃO FERNANDES

0 comentários:

Enviar um comentário