Claques no Futebol Distrital
“Ultras de Alcácer incansáveis no apoio à equipa do Alcacerense”
São juntamente com a Brigada Camarra afecta ao Barreirense, as únicas claques organizadas de clubes que disputam a 1ª divisão distrital de futebol. Os Ultras Alcácer nascem entre o final de 2009 e inícios de 2010 quando o Atlético Clube Alcacerense (ACA) disputava a 1ª Distrital da AFS e lutava pela subida. Nessa época a equipa não conseguiu a promoção mas desde então um pequeno grupo de amigos passou a apoiar o ACA nos jogos em casa e em algumas vezes fora de portas. O apoio foi crescendo e o entusiasmo em redor da equipa atingiu o expoente máximo no final da época passada quando o ACA consumou o regresso ao escalão principal da AF Setúbal. Com o enfrentar de uma nova realidade e de um campeonato mais exigente surge a necessidade deste grupo de amigos passar a ser uma claque organizada. A ideia era agora financiar materiais e deslocações com um objectivo: A equipa não poderia estar só em qualquer campo deste distrito. E podemos então dizer que os Ultras Alcácer na sua forma organizada nascem a 5 de Agosto de 2011, dia em que começaram a fazer o planeamento da época desportiva que decorre actualmente. Os Ultras Alcácer dispõem de um núcleo de sócios filiados e com quota anuais. Actualmente andam perto dos 100 sócios das mais variadas idades. Ao domingo na bancada, a puxar pela equipa o número de Ultras ascende a cerca de 25 fiéis com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos.
Que apoios têm os Ultras Alcácer?
ULTRAS ALCÁCER - O apoio do clube está sempre presente. Não podendo este, pela conjuntura actual, apoiar monetariamente, dá-nos condições para continuar-mos o nosso trabalho e cede regularmente espaços para iniciativas e guarda de materiais. Mas como pensamos em grande e tínhamos de contornar esta situação, criamos os tipos de sócios 'Sponsor' (patrocinadores) que tratam-se de alguns ramos de negócio do concelho que nos apoiam financeiramente e em troca recebem a promoção dos seus negócios nas iniciativas que realizamos. Por outro lado as quotas dos sócios constituem também importante fonte de financiamento para materiais e acções de apoio.
Como se manifesta o vosso apoio à equipa?
UA - O nosso apoio manifesta-se das mais variadas formas. Em primeiro lugar é importante referir que há membros dos Ultras Alcácer com lugar na estrutura directiva do clube o que facilita a comunicação e apoio. Por outro lado fazemos questão de acarinhar jogadores, equipa técnica e corpo directivo mesmo quando estes não estão em competição. Depois como é óbvio o apoio á equipa manifesta-se das formas usuais em claques de apoio: cânticos, coreografias, tarjas, faixas, bandeiras, cachecóis, etc...
Os Ultras Alcácer são uma claque pacífica?
UA - Sendo que a violência surge muitas vezes associadas às claques, enquadrando nesse cenário, consideramo-nos não violentos e normalmente pacíficos. Importa referir que mais do que Ultras somos adeptos e é comum em todos os adeptos uma certa adrenalina e emoções à flor da pele quando se assiste a um qualquer espectáculo desportivo. Nessa linha de comportamentos pensamos que os nossos estão ao nível dos padrões comuns nos campeonatos distritais.
No Domingo tivemos um derby com os vizinhos do Grândola. Como foi o vosso apoio à equipa?
Quanto aos Ultra Alcácer tiveram mais um vez em força, desta feita com um cortejo até ao Estádio em que participaram cerca de 40 Ultras e um festival de fumos no inicio da partida ao nível de divisões superiores.
João Fernandes
0 comentários:
Enviar um comentário