Breaking News
Loading...
19/11/2012


PERFIL DO ENTREVISTADO

(Profº. Nuno Silva)

Licenciado em Educação Física, Saúde e Desporto

Coordenador da EF e Fut 7 GD Fabril

- Coordenador Técnico Núcleo Escola Sport Lisboa e Benfica – Viana do Alentejo e

- Docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde – Egas Moniz na Cadeira de

Estudos Práticos V (Modalidade: Futebol);

Coordenador Geral da Escola de Futebol do Ace-Team (Clube Ténis de Alfragide);

Prelector do Seminário de Futebol realizado em Cabo Verde e organizado pela Enacol e

Federação Cabo-verdiana de Futebol;

Técnico na Escola de Animação do Sport Lisboa e Benfica;

Coordenador da Escola de Futebol CIF-Carlos Xavier;

Técnico de Futebol na ERA (Escola Rui Águas);

Técnico de Futebol no Centro de Formação – FOOTEscola

i

...a nossa voz. - P: O que levou à criação desta Escola de Formação Futebol?

R: A criação da Escola de Futebol GD Fabril resultou numa parceria estabelecida entre mim e o Presidente da altura (Sr. Faustino Mestre) com o objectivo de proporcionar uma melhor qualidade de ensino do futebol a jovens dos 4 aos 14 anos não federados com a implementação de um campo de futebol 7 e estrutura de apoio (onde funciona actualmente a EF GDF).

...a nossa voz. - P: Quem pode frequentar esta Escola e quais os objectivos?

Nuno Silva - R: A Escola de Futebol do GD Fabril destina-se a jovens de ambos os sexos dos 5 aos 14 anos de idade, independentemente do seu nível técnico/táctico. A EF GDF pretende ser um local onde goste de ensinar e de aprender e que todos os nossos alunos tenham acesso a uma actividade lúdica e desportiva e que aprendam a: Conhecer os benefícios da actividade desportiva; A realizar os gestos técnicos do futebol; A viver com os outros o que só o jogo de equipa propicia e a ser cidadão, desportista e atleta.

...a nossa voz. - P: Quantos jovens estão inscritos na Escola de Formação?

Nuno Silva - R: Neste momento temos aproximadamente 200 alunos na EF GDF.

...a nossa voz. - P: Quantas horas passam estes jovens na Escola Formação?

Nuno Silva - R: Os treinos são 2x por semana, onde cada treino tem a duração
de 60 minutos. Pontualmente vamos realizando atividades com
outras escolas de futebol.

...a nossa voz. - P: Quais os apoios que conta para desenvolver a actividade?

Nuno Silva - R: Os apoios que temos é o pagamento da mensalidade dos nossos alunos.

...a nossa voz. - P: Que cuidados têm no recrutamento dos recursos humanos?

Nuno Silva - R: Tenham formação específica na modalidade (futebol) e que
gostem de ensinar/trabalhar na EF GDF.


...a nossa voz. - P: Qual a importância dos pais/encarregados educação?

Nuno Silva - R: A importância dos pais é elevada pois são eles que são responsáveis
por garantir o transporte para os treinos/jogos e sem essa disponibilidade dos pais/encarregados de educação não conseguíamos ter a assiduidade que temos nas nossas atividades.

...a nossa voz. - P: Quais os projectos a curto e médio prazo?

Nuno Silva - R: O projecto neste momento passa por manter o trabalho realizado até ao momento e tentar sempre evoluir/melhorar no sentido de proporcionar mais e melhores condições aos nossos alunos.

...a nossa voz. - P: Que mensagem deixa aos jovens que procuram a Escola Formação?

Nuno Silva - R: Que pratiquem um desporto com gosto e vontade pois os benefícios que conseguem retirar (físicos, psicológicos e sociais) vão lhe ser úteis durante todo o seu percurso (académico/profissional).

...a nossa voz. - P: Como surgiu a responsabilidade pelo FUT 7 do clube?

Nuno Silva - R: Na parceria estabelecida entre a EF GDF e o GDF apenas era direccionada para o futebol não federado. No final da 1ª época e com a trabalho a ser realizado por nós reconhecido pelo clube e apos reunião com o Presidente Faustino Mestre ficou decidido que a EF GDF seria responsável pelo escalão Escolas “C” e Escolas “B”. No ano seguinte e após a extinção do escalão Escolas “C” ficámos com a responsabilidade do escalão Benjamins (“A” e “B”). Em Março de 2011 através do Sr. Carlos Marques (responsável pela formação na altura no clube) ficou estabelecido que a EF GDF seria a responsável por todo o futebol 7 do clube (acordo que vigora atualmente).

...a nossa voz. - P: Quais os objectivos no futebol 7?

Nuno Silva - R: Ao sermos responsáveis pelo futebol 7 quisemos mudar um pouco a realidade existente no clube e mudar a mentalidade que existe da “Campeonite” pois muitas vezes o calendário competitivo não é desafiante/evolutivo para os nossos alunos, pois estes treinam 3x por semana e muitas vezes o jogo torna-se pouco competitivo (ex: vitória por 32-0 no escalão de Infantis “B” onde ninguém evolui das 3 equipas). Assim sendo, tentamos porpocionar aos nossos alunos experiências/vivências que os ajudem no futuro (quer a nível profissional/social) bem como tornar todas as nossas equipas competitivas (1ª geração formada por nós na EF GDF foi a selecção de 2000 – atualmente Infantis “A”) a nível nacional e daí termos começado a participar em dois dos maiores torneios de futebol 7 (Mundialito e Copa Foot21).

...a nossa voz. - P: Quais os resultados obtidos?

Nuno Silva - R: Não sendo o principal objectivo, pois tentamos que os nossos alunos evoluam no jogo de futebol 7 de maneira a que estejam o mais bem preparados possível para o futebol 11 temos obtidos alguns bons resultados. 1ª Época 2008/2009 - Participação pela 1ª vez na Copa Foot 21 com 2 equipas onde atingimos um 5º e 6º lugar. 2009 / 2010 – Participação Mundialito com 2 equipas onde atingimos meia-final Consolação e 1/16 Avos Campeão (eliminado pelo Sevilha); Participação Copa Foot 21 com 3 equipas onde atingimos dois 3º lugares e um 2º lugar após vencer FC Porto na meia-final; Participação Compostela Cup (Eliminados na meia-final em penalties com o CF “Os Belenenses”; Campeão distrital Escolas “C” e Escolas “B”. 2010 / 2011 – Participação Mundialito com 2 equipas onde atingimos 1/16 Avos Campeão (eliminados pelo Glasgow Rangers e Barcelona) ; Participação Copa Foot 21 com 1 equipas onde atingimos 4º lugar; Participação Compostela Cup com 4 equipas (Eliminados na meia-final em penalties); Campeão distrital Benjamins “B”. 2011 / 2012 – Participação Mundialito com 5 equipas onde no escalão de 2002 fomos melhor equipa portuguesa (eliminados nos ¼ Final pelo Ajax) e no escalão de 2004 fomos Vencedores da Consolação; Participação Copa Foot 21 com 4 equipas onde atingimos um 3º lugar e fomos Campeões no escalão de 2001; Campeão distrital Benjamins “A” e Benjamins “B”.

...a nossa voz. - P: Quais as alterações introduzidas no futebol 7?

Nuno Silva - R: As alterações que tentamos introduzir passa pela criação de regras que visam estimular a autonomia dos nossos alunos durante o dia-a-dia, por um tipo de trabalho que procura intensidades máximas, criar um modelo, uma organização e uma identidade semelhante em todos os escalões e que depois seja a imagem da EF e do Clube durante o fim-de-semana nas diversas atividades que realizamos. Começamos a recrutar fora do nosso concelho, onde nalguns escalões temos alunos de fora do distrito (ex: Lisboa e Évora) o que nos deixa satisfeitos pois significa o reconhecimento do nosso trabalho fora do concelho pois o esforço destes alunos e encarregados de educação é enorme.

...a nossa voz. - P: Qual a importância dos pais/encarregados educação?

Nuno Silva - R: A importância dos pais é muito elevada pois são eles que a exemplo dos alunos não federados também garantem o transporte para os treinos/jogos e sem essa disponibilidade dos pais/encarregados de educação não conseguíamos ter a frequência de atividades que temos atualmente. Neste momento um grupo de encarregados de educação é em conjunto com a EF GDF os grandes responsáveis pela realização da Fabril Cup.

...a nossa voz. - P: Como surge a Fabril Cup e qual a prespetiva?

Nuno Silva - R: A Fabril Cup surge em 2009 depois de um conjunto de encarregados de educação terem vivenciado a experiência da Copa Foot 21 e terem mostrado disponibilidade em conjunto com a EF GDF em criar um torneio com uma dimensão/projecção que as instalações do clube conseguem proporcionar. Já vamos na 4ª Edição e enquanto os Encarregados de Educação quiserem em conjunto com a EF GDF continuar o projecto Fabril Cup ele existirá. De salientar que alguns dos encarregados de educação responsáveis pela organização da Fabril Cup os filhos já estão em escalões superiores mas por gostarem do clube participam na sua organização. A perspectiva é continuar a elaborar o torneio com as condições que temos mantido desde o inicio (todos os participantes tem lanche, medalhas de participação, brindes e troféus que fazem inveja a muitos torneios) com apenas o apoio de comerciantes locais.

...a nossa voz. - P: Qual a relação Clube e EF GDF?

Nuno Silva - R: Com todas as direcções temos tido uma excelente relação, como se verifica atualmente pois da parte do Clube sentem que nós EF GDF tudo fazemos para dignificar e elevar o nome do clube por onde passamos. Nós EF GDF sentimos que dentro das nossas necessidades o Clube também está disponível para nos ajudar dentro das suas possibilidades.

...a nossa voz. - P: Aspectos positivos e Aspectos Negativos FUT 7?

Nuno Silva - R: Aspecto positiva o trabalho que temos vindo a realizar desde Setembro de 2008 onde os nossos alunos aprenderam a gostar do clube e onde algumas vezes são cobiçados por clubes com dimensão superior e preferem ficar onde se sentem bem e junto dos seus colegas/amigos (mas já se verificou algumas saídas para Sporting CP e SL Benfica no total de 11 alunos). Aspecto menos positivo tem a ver com as situações que se verifica durante os fim- de-semana no jogos com comportamentos da “bancada” que não ajuda em nada os praticantes pois a ansiedade só prejudica (quem vê e quem joga), nós como Escola de Futebol tentamos ter uma postura/comportamento exemplar e não sendo perfeito penso sermos exemplo e essa é uma das nossas maiores vitórias. Deixo uma mensagem de agradecimento a todos os que já colaboraram e os que atualmente colaboram directamente/indirectamente comigo e com a EF GDF e desejo que o GD Fabril continue a crescer com a vontade de todos (que somos muitos em diversas modalidades praticadas no clube).

Viva o Grupo Desportivo Fabril do Lavradio .……………………………………...

Entrevistador: José Lourenço

O Blogue “…a nossa voz.”

Agradece a disponibilidade do entrevistado e deseja os maiores sucessos,

pois os seus sucessos serão os sucessos do Grupo Desportivo Fabril

Lavradio, 17 de novembro de 2012

0 comentários:

Enviar um comentário