Breaking News
Loading...
15/11/2012

NÃO PODEMOS EXIGIR AOS CLUBES VISITADOS A CRIAÇÃO DE FORÇAS DE SEGURANÇA
O alerta deixado pelo Dr.Sousa Marques no ato de posse dos Corpos Sociais da AFS
No passado dia 9 de Novembro decorreu no "Salão Nobre" da Associação de Futebol de Setúbal, a tomada de posse dos novos corpos sociais eleitos para o quadriénio 2012/2016. Nas várias intervenções proferidas nessa sessão, deixamos aqui a que foi proferida pelo presidente releito, Sousa Marques.O líder agora reeleito, depois de saudar em especial as entidades convidadas e que faziam parte da mesa de honra, o presidente da Assembleia Geral,Fernando Cardoso, o representante do IPDJ, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes, o vereador da Camara Municipal de Setúbal, o presidente da AFCoimbra em representação das Associações Desportivas Regionais e o presidente do Vitória de Setúbal, Fernando Oliveira, em representação dos clubes do nosso distrito.Saudou a seguir os demais dirigentes da FPF, colegas de outras, AFR’s, (Associações Distritais Regionais) não só de Futebol mas também de outras modalidades, representantes dos sócios ordinários da FPF, demais convidados, colegas dos órgãos sociais da AFSetúbal agora empossados, Clubes do Distrito, Comunicação Social.

O presidente Dr. Sousa Marques agradeceu a presença de todos, factos este que só vem dignificar o acto, igualmente agradeceu aos colegas dos órgãos sociais que  tomaram posse pela disponibilidade demonstrada, não só para integrarem a lista candidata mas também o futebol. Agradecimentos que se estenderam também a todos os clubes, que subscreveram a lista candidata, e que a elegeram, a confiança depositada na sua equipa que vai dirigir os destinos do futebol distrital durante os próximos quatro anos, e principalmente para durante quatro anos darem o seu contributo em prol do desporto
Depois começou por fazer uma referência especial à presença do Sr. Presidente da FPF Dr. Fernando Gomes, nesta casa do futebol distrital, tendo dito.
“É público que não fui apoiante da lista que encabeçou para os órgãos sociais da FPF, fazia até parte da lista que em alternativa se candidatou à FPF, mas como bem sabe, essa disputa eleitoral terminou no dia da votação e no dia seguinte todos nós temos de assumir as nossas responsabilidades face às funções que cada um desempenha e é isso que tem acontecido no passado recente e vai acontecer no futuro. O Sr. Presidente sabe muito bem com aquilo com que contou no passado e com aquilo com que pode contar no futuro, com a nossa colaboração para o que necessitar, mas também com os nossos pontos de vista nem sempre coincidentes, com as nossas sugestões, contributos, criticas construtivas e leais, sempre com o objecto de melhorar o que entendemos que deve ser melhorado, corrigir o que entendemos que não está bem e apoio em tudo o que é merecedor de tal”.
O presidente da A.F.Coimbra,em representação das associais regionais, aqui no uso da palavra.Foto MiguelJacob.
Os dossiers que neste momento estão na ordem do dia são de extrema importância para a subsistência dos clubes e da modalidade
“Um novo modelo de governância foi implementado na FPF face à alteração estatutária verificada, em resultado das alterações na lei de bases do Desporto e no Regime Jurídico das Federações Desportivas, e que necessita urgentemente de ser revisto por não ser gerador de consensos no desporto nacional, como é consabido, aproveitando a oportunidade para solicitar ao Sr. representante do IPDJ que transmita este sentimento, que não é apenas pessoal, quer ao Sr. Presidente do IPDJ, quer ao Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. O nível de exigência que actualmente se coloca nos órgãos sociais da FPF e maior que no passado face ao seu grau de profissionalismo e que não é, nem podia ser, acompanhado pela Associações Distritais”.
O totonegócio é um dossier na ordem do dia

 “A reestruturação dos campeonatos nacionais de Futebol e de Futsal deve ser muito bem acompanhada para que a solução encontrada não passe a ser um problema.O totonegócio é um dossier na ordem do dia, que importa resolver, mas sem colocar em causa os clubes cumpridores. As receitas dos jogos sociais devem ser urgentemente distribuídas pelos clubes que a elas têm direito, sob pena de a sua actividade estar em risco face às dificuldades do presente. Desde Dezembro de 2010 que o não é”.

Outras matérias poderíamos aqui enumerar, mas gostaria de focar com alguma atenção a questão que mais está na ordem do dia, o policiamento.

“Ainda ontem (neste caso, quinta feira dia 8) esta mesma sala esteve cheia, como nunca tinha visto, numa reunião muito importante sobre esta matéria que está na agenda de todos. Não podemos colocar em cima dos clubes o ónus de garantir a segurança dos espectáculos desportivos nos escalões de formação, quando esta função era assegurada pelas entidades competentes, as forças policiais, sem custos para os clubes nesses escalões. A alternativa às forças policiais não podem ser seguranças privados, com encargos financeiros impossíveis de acomodar pelos clubes”.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol,Fernando Gomes, recebe de Fernando Cardoso, presidenteda assembleia geral da AFS, uma lembrança pela sua presença nesse ato.
A ALTERNATIVA ÀS FORÇAS POLICIAIS NÃO PODEM SER SEGURANÇAS PRIVADOS
“Não podemos transformar um policiamento pelas forças de segurança sem custos directos para os clubes, em policiamento pago (mesmo nos escalões de formação) e não podemos exigir aos clubes visitados a criação de forças de segurança, conhecendo-se a limitação de meios humanos com que estes se debatem, para já não falar em implementação de medidas sem que seja disponibilizado um prazo adequado, sem o estabelecimento de normativos completos e adequados às realidades, ao país real e sem uma definição clara de responsabilidades, que devem ser partilhadas por todos. Ainda que existam sinais de que este problema poderá estar, temporariamente, ultrapassado, importa que o mesmo se possa resolver de forma definitiva, sob pena de as competições poderem estar em causa, e não são só as distritais, ainda que sejam as de maior volume”.

 O Presidente dr Sousa Marques, referiu que só esta semana estavam previstos a realização de quase 200 jogos de competições distritais em Setúbal e 60 deles foram adiados por falta de condições para a sua realização.
Aspecto parcial do auditório qu assistiu á Tomada de posse dos Corpos Sociais da AFS. Foto:MiguelJacob.
É urgente e necessário resolver este problema que vai afectar os clubes, poisno dia em que os clubes não tiverem condições para fazer o seu trabalho, quem os vai substituir
“É necessário não perder mais tempo e resolver rapidamente e definitivamente esta problema que nos foi criado, mas sem deixar de atender aos problemas concretos com que os clubes se deparam semanalmente nos campos de futebol e às suas dificuldades e realidades”.
Na continuação do seu discurso, Sousa Marques, agradeceu publicamente aos clubes pelo trabalho desenvolvido em prol dos jovens e do desporto nas suas áreas de intervenção, ainda que as dificuldades sejam muitas e cada vez maiores, face à conjuntura e face à mentalidade de alguns. Deixou uma palavra para os representantes do poder local. “Ainda que seja do conhecimento de todos as dificuldades de natureza financeira com que se debatem, lançar daqui um apelo para que não deixem de apoiar os clubes, para que reconheçam nos clubes o garante de uma prática desportiva saudável, porque no dia em que os clubes não tiverem condições de fazer o seu trabalho, quem é que os vai substituir?”
Os presidentes dos orgãos diretivos da Associação de Futebol de Setúbal. Dr.António Monteiro, Dr.João Matta Prates,Anibal Guerreiro,Fernando Cardoso, Sr.Sousa Marques e Dr.António Manuel Lopes. Foto: MiguelJacob.
OS NOSSOS VECTORES FUNDAMENTAIS PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS

O presidente da Associação de Futebol de Setúbal Dr Sousa Marques, traçou depois o trabalho que vai ser realizado nos próximos quatro anos, referindo-se: ” Sem vos querer maçar muito mais gostaria também deixar aqui aqueles que vão ser os vectores fundamentais para os próximos quatro anos. Em primeiro lugar o apoio aos clubes neste momento difícil que estão a viver, procurando garantir a sua actividade e a manutenção da prática desportiva competitiva. Depois a prossecução do fomento e da promoção da prática do futebol com o crescimento do número de praticantes, de equipas e de jogos. Neste particular procurar um aumento da prática do futebol no feminino, quer nas variantes de Futsal, de Futebol de 7 ou de Futebol de 11.Também o incremento da prática do Futsal, porque esta variante possui um potencial de crescimento muito elevado. Continuar a difícil tarefa de recrutar e de formar árbitros para que possam compensar os que abandonam, que possam acompanhar o crescimento do nº de jogos, mas que também possam contribuir para reduzir o deficit que se verifica em termos do número de árbitros disponíveis para os jogos que se realizam. Mais e melhores árbitros deve ser o lema e contamos com a colaboração de todos, onde naturalmente se incluem os clubes no encaminhamento de ex praticantes para esta actividade que faz parte integrante da prática do futebol”.
NÃO PODEMOS ESQUECER DA REALIDADE SÓCIO ECONÓMICA DO DISTRITO EM QUE VIVEMOS
“Tudo isto sem descurar o aumento da nossa representatividade a nível nacional, quer de clubes quer de árbitros, sem objectivos de número de votos, porque isso é passado, e essa nunca foi a nossa preocupação, mas sim para procurar atingir um patamar que já foi nosso no passado, quando o futebol se jogava com amor à camisola, mas que, com a profissionalização e a industrialização do futebol, se perdeu porque não nos podemos esquecer da realidade sócio económica do Distrito em que vivemos. Termino desejando as maiores felicidades a todos aqueles que acabaram de ser empossados, na certeza de que os seus êxitos individuais são os êxitos de um colectivo, dos clubes e do Futebol, Distrital.”
A concluir o líder associativo desejo as maiores felicidades a todos e um Viva o Futebol.
 
Reportagem:Joaquim Candeias.    Fotos de Miguel Jacob, ao qual agradecemos a disponibilidade que nos concedeu na cedência das fotos.
IN - Voz Desportiva

0 comentários:

Enviar um comentário