Breaking News
Loading...
14/04/2011



Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo participaram com 25 remadores e alcançaram a 2ª posição na classificação geral entre 14 clubes de todo o país.

Os Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo apresentaram-se com 25 atletas dos diversos escalões, masculinos e femininos na I Regata Fluviário de Mora, realizada no Açude do Gameiro, junto ao célebre Fluviário, em Mora. 

Esta foi o primeiro grande evento da época em que os Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo participaram, com participação alargada a nível nacional. Participaram 14 clubes de Caminha a Faro, estando presentes alguns dos mais “poderosos” clubes nacionais da modalidade.

Os Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo alcançaram o 2º lugar da classificação geral, com 37 pontos, menos 9 que o vencedor, o Ginásio Clube Figueirense e mais 5 que o Sporting Clube Caminhense.

As provas, num total de 22, desenrolaram-se em dois dias (sábado e domingo) sendo que os “ferroviários” alcançaram, entre outros resultados, seis primeiros lugares, três segundos e dois terceiros no conjunto das 11 provas em que participaram. Esta participação envolveu a deslocação de um elevado número de embarcações (cerca de 13) já que se trataram de provas de 500 metros, cujo ritmo não permitia a partilha por atletas/tripulações.

A partir de agora, com a vinda da Primavera, intensifica-se a actividade competitiva na modalidade, estando previstas nos próximos meses diversas deslocações a grandes competições nacionais e internacionais. 

Desde logo ao Campeonato Nacional de Veteranos, em Montemor-o-Velho. Depois aos Campeonatos Nacionais de Infantis, Iniciado e Juvenis, também nesta localidade. Segue-se a participação nos Campeonatos Nacionais de Velocidade e Sprint em Yolle, em Lisboa; a Regata Internacional da Queima das Fitas, em Coimbra e a Regata Internacional Litocar, na Figueira da Foz.

Depois, lá para Junho e Julho, será tempo de mais uma intensa participação nos campeonatos de Verão e de algumas regatas nacionais de grande participação.

É importante que se diga que só o esforço de apetrechamento que se tendo vindo a efectuar no Clube nos últimos anos, permite hoje aos Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo dispor de meios para participações tão alargada.

De facto, muitíssimo graças ao apoio dado pela Baía do Tejo (antes Quimiparque) foi possível implementar e desenvolver nos últimos 6/7 anos um plano de apetrechamento que coloca os “ferroviários” entre os mais bem apetrechados entre os clubes nacionais, especialmente os da região Sul do país.

Para além da possibilidade de participação cada vez mais alargada em competições, sem os constrangimentos motivados pela falta de embarcações e de outros meios logísticos de transporte de embarcações e atletas, esta duradoura parceria estabelecida pelo Protocolo de Parceria para o Desenvolvimento de Projecto de para o Desenvolvimento de Projecto de Remo Olímpico veio proporcionar um modelo de gestão do nosso projecto bem mais eficiente, proporcionando a estabilidade financeira necessária.

Importa, portanto, expressar publicamente este facto. O facto de o nosso sponsor ter vindo a reconhecer os nosso trabalho em prol de uma actividade desportiva que, para além de integrar os nossos jovens, proporciona à população barreirense o usufruto dos nossos rios, felizmente cada vez menos poluídos. É de facto a manifestação e a expressão da verdadeira “responsabilidade social” da Baía do Tejo. E há que reconhecê-lo publicamente.

Campeonato Nacional de Juvenis

No domingo, decorreu o Campeonato Nacional de Juvenis. Os Ferroviários estiveram representados 4 remadores, em tripulações. Hugo Oliveira e Bruno Fragoso, em double scull, obtiveram a 3ª posição na final, repetindo a classificação das eliminatórias. Numa e noutra prova a chegada foi disputadíssima com as tripulações do C. N. Infante D. Henrique, de Gondomar, e do Sport Clube do Porto.

Este facto abre as melhores expectativas para o Campeonato Nacional de Verão e, antes disso, para o Troféu Mestre de Avis, a disputar nesta localidade alentejana quinze dias antes. Até porque esta tripulação ainda está em formação e terá três meses para se aperfeiçoar.

Em skiff juvenil, sempre extremamente concorrida e disputada, representaram os Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo o Luís Martins e o Alexandre Vasques. O Luís, após ter falhado o apuramento para a Final A por escassos 61 centésimos de segundo, disputou a Final B, onde obteve a 2ª posição, 8ª da geral. O Alexandre, remador com menos rodagem competitiva, obteve a 14ª posição nas eliminatórias, sendo esta a sua classificação final entre os 23 participantes.

Saldo positivo de uma participação que é, sobretudo, um momento de convívio e de promoção da modalidade entre os praticantes mais jovens.

Nota negativa à Federação Portuguesa de Remo que persiste em centralizar todos os campeonatos a Norte, especialmente no rio Douro, onde, para além das condições da água não serem as melhores, acaba por ser altamente penalizador para os clubes do Sul, especialmente de Lisboa, Setúbal e Algarve, seja pelos custos de deslocação e estadia, seja pelo desgaste que viagens de 800 e 1400 Km provocam nos atletas. Fica a nota.

Já no próximo domingo, dia 18, será a vez dos remadores veteranos “ferroviários” disputarem o seu campeonato de Inverno, desta feita em Caldas-de-Arêgos, para os lados de Resende, mais uma vez no Douro e desta feita em local ainda mais distante.

Seja como for, com muitos custos, muito cansaço, mas com enorme vontade de uma representação digna, lá estarão os “ferroviários” menos jovens Ana Barracosa, Hélder Assunção, Carlos Oliveira, Jorge Porêlo, Armando Rico, Hermínio Caeiro, Pedro Oliveira, Pedro Antunes, José Fragoso, José Galhetas, Rui Raposinho, Jorge Lourenço, Miguel Lopes e Sérgio Vinagre; participando e sete provas



0 comentários:

Enviar um comentário