Os Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo apresentaram-se a estes campeonatos com 8 remadores. Duas infantis, dois iniciados e quatro juvenis. Com uma comitiva mais reduzida que o habitual, motivada pela indisponibilidade de alguns jovens remadores, não deixou de se destacar nos resultados.
Na única pista de remo existente em Portugal, em Montemor-o-Velho, recentemente construída para o Campeonato da Europa que ali decorreu em Setembro de 2010, assistiu-se a provas para os mais jovens em condições climatéricas extremamente adversas.
O vento que soprou muito forte e lateralmente prejudicou as prestações dos jovens remadores, cujo pouco peso e pouca experiência fez com que fossem arrastados para a margem provocando o caos nalgumas provas, sobretudo do infantis e iniciados. a fraca qualidade dos juízes, por seu lado, só piorou a situação. Um factor a que a Federação e o seu Conselho de Arbitragem deveriam estar mais atentos.
As remadoras infantis Júlia Martins e Margarida Almeida estiveram à altura das expectativas. A Júlia alcançou o apuramento para a final A, tendo aí terminado na 5ª posição. A Margarida, menos experiente, viu-se envolvida no tal caos, ficando literalmente encalhada na margem, comprometendo assim o seu apuramento.
Nos iniciados, o Miguel Nobre não logrou uma prestação suficiente nas eliminatórias e não conseguiu o apuramento para a final. Já o Eduardo Sousa alcançou tal objectivo entre os mais de 30 concorrentes e alinhou na final A que reuniu os melhores seis tempos das várias eliminatórias. Na final obteve a excelente 4ª posição. Com o tempo e a correcção de alguns pormenores técnicos, tem todas as condições de andar no topo.
No domingo seria a vez dos juvenis. Os Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo apresentaram-se somente em quadri scull masculino. Esta tripulação, composta pelo Luís Martins, Miguel Costa, João Raposinho e Hugo Oliveira, é conhecida pela sua já grande experiência e pela sua capacidade técnica e física. Entre os entendidos presentes, entre eles muitos técnicos de clubes adversários, especulava-se, não sobre a vitória, mas com que vantagem seria a vitória. E ela foi de facto arrebatadora. Nas mangas eliminatórias onde se procura o difícil equilíbrio entre o esforço e os tempos, a tripulação “ferroviária” obteve o melhor tempo com uma incrível vantagem de 23 segundos sobre o 2º classificado, o que corresponde a mais de 100 metros de vantagem numa prova de 1500.
À tarde, nas finais, onde o esforço já não tem que ser gerido, embora o vento estivesse ainda mais forte, fizeram uma prova mais uma vez arrebatadora, vencendo ainda por maior vantagem, perante a admiração unânime e aplausos a condizer. Dizia alguém na assistência que, “não só tem força, como parecem um relógio a remar”.
Fonte-www.orio.pt
Jovens com 14 e 15 anos são, porém, já extremamente experientes e dotados de qualidades físicas e técnicas pouco comuns em Portugal. Com estaturas acima da média, são atletas extremamente empenhados, treinados por um técnico, o Prof. João Pedro, que tem sabido potenciar as suas qualidades. Enfim um trabalho de base e de equipa que muito importaria potenciar e aproveitar.
O Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro fará o impossível para que singrem e espera poder contar com o apoio de todos, das instituições locais e em especial com o seu patrocinador, a Baía do Tejo cujo apoio tem proporcionado à modalidade no Clube um salto qualitativo e quantitativo sem precedentes.
Uma palavra de enaltecimento aos pais, cujo empenho é notável no acompanhamento, seja no dia-a-dia, seja nas regatas. Também eles são parte importante e insubstituível neste projecto.
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