Breaking News
Loading...
16/04/2011




Jogos do Futuro foram apresentados no Seixal

O Seleccionador Nacional de Futebol, Paulo Bento e o Presidente do Comité Olímpico Português, comandante Vicente Moura, estiveram presentes na conferência de imprensa que serviu para apresentar a iniciativa promovida pela Associação de Municípios da Região de Setúbal.

O Centro de Estágios e Formação do Sport Lisboa e Benfica, no Seixal, foi o local escolhido para a cerimónia de apresentação da segunda edição dos Jogos do Futuro, que serão promovidos pela Associação de Municípios da Região de Setúbal.



Na conferência de imprensa realizada na passada quarta-feira, dia 13 de Abril, marcaram presença Paulo Bento, Seleccionador Nacional de Futebol e patrono da iniciativa; Comandante Vicente Moura, Presidente do Comité Olímpico Português; Alfredo Monteiro, Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal e Joaquim Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Seixal, para além outros autarcas e representantes do movimento associativo.



“Esta iniciativa só é possível graças a um grande esforço conjunto que demorou algum tempo a ser concretizado. Vai haver uma fase inicial concelhia de apuramento das várias selecções e depois nos dias 27, 28 e 29 de Maio, as várias competições. O modelo será em cada modalidade existirem nove selecções que irão competir em representação de cada concelho. O importante não é ganhar, mas sim o convívio e o espírito de camaradagem e fair-play que é essencial nesta iniciativa”, disse Joaquim Santos que realçou também o facto dos jogos que deverão movimentar cerca de 2000 jovens se destinar também a pessoas com deficiência.



O Comandante Vicente Moura, a propósito disse que “o Comité Olímpico Português teria que estar presente nesta organização. É fundamental que a nossa juventude seja atraída para a prática desportiva independentemente de ser popular, autárquica ou profissional. É bom por motivos físicos e também porque se trata de uma actividade transversal. O desporto é também uma das formas de promoção social dos jovens que eu também utilizei na minha vida pessoal”.




“Uma iniciativa louvável por aquilo que proporciona aos jovens”



Paulo Bento, seleccionador nacional de futebol, começou por agradecer o convite para ser patrono da iniciativa para depois felicitar todos os que contribuíram para uma organização desta envergadura. “É uma iniciativa louvável por aquilo que proporciona aos jovens em termos desportivos e por aquilo que lhes proporciona em termos sociais e pessoais. Tem uma diversidade enorme de actividades. Iniciativas deste género são extremamente importantes porque permitem que gente que não tem grandes possibilidades tenha os mesmos direitos que os outros”.



Alfredo Monteiro, Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal e Câmara Municipal do Seixal, mostrou-se satisfeito pela colaboração prestada por Paulo Bento. “Para nós, é um privilégio podermos contar com o seleccionador nacional de futebol, a quem desejo felicidades no desempenho das suas funções”. Alfredo Monteiro agradeceu também a presença do Presidente do Comité Olímpico Português e o apoio dado pelo Benfica que cedeu as suas instalações para a realização da iniciativa, afirmando depois que “a Região de Setúbal é uma referência do desporto em Portugal que vem de tradições associativas e do tempo dos Jogos Juvenis do Barreiro, ainda no tempo do fascismo, onde havia gente de esquerda que mobilizava as colectividades e os jovens. Os Jogos do Futuro têm lugar neste quadro e na esperança de podermos continuar a construir uma região que tem dado muito ao País e que tem feito um trabalho notável no desenvolvimento do desporto nacional. Os Jogos do Futuro representam uma região que, apesar das dificuldades que tem encontrado e do desemprego que tem tido, está unida e coesa. Para além do desempenho dos municípios, do movimento associativo e das escolas, estes jogos só são possíveis pelo apoio de várias entidades públicas e privadas da região. Quando todos conjugam esforços no mesmo sentido é possível fazer coisas como esta”, realçou Alfredo Monteiro.




Jogos decorrem entre 27 e 29 de Maio



Os Jogos do Futuro, que se destinam a jovens entre os 11 e os 16 anos, decorrem entre 27 e 29 de Maio, propõem aos participantes actividade desportiva, nas vertentes competitiva e de convívio, em modalidades como futebol, basquetebol, ténis de mesa, artes marciais, hóquei em patins, natação, xadrez e atletismo, entre outras. 
A participação é descentralizada pelos nove Municípios: Almada, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, permitindo criar um espaço de convívio e de estímulo à prática desportiva dos jovens num âmbito intermunicipal.


A iniciativa é um ponto alto na realidade desportiva da região de Setúbal e assume-se como uma grande festa do desporto entre a juventude, numa manifestação única no país ao envolver todos os agentes da região e a sua população.
Os Jogos do Futuro são uma organização conjunta das nove Autarquias da Região de Setúbal, Movimento Associativo Popular, Escolas e Associações Distritais de modalidades aderentes.



José Pina - Voz Desportiva

0 comentários:

Enviar um comentário