Breaking News
Loading...
31/05/2011


Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo obtêm 2ª posição em número de primeiros lugares e 7ª posição por pontos, entre 17 clubes participantes.

Numa excelente regata organizada pelo Ginásio Figueirense no passado fim-de-semana, os Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo estiveram representados por 25 remadores distribuídos pelos escalões de infantil, iniciado, juvenil, júnior e veterano, três técnicos e dois dirigentes. 

Este ano, pela primeira vez na Pista de Remo em Montemor-o-Velho, esta regata tem a característica de se disputar em sprint de 500 metros, o que torna as provas extremamente competitivas e empolgantes, disputando-se quase centímetro a centímetro. Decorrendo em dois dias, permite, nos escalões jovens, o desdobramento dos remadores de barcos mais longos para barcos mais curtos, abrindo a possibilidade aos atletas de realizarem duas prova; uma em cada dia. As provas disputam-se em mangas cronometradas, sendo a classificação obtida pelos tempos.

No sábado a jornada começou da melhor forma com a excelente vitória do quadri-scull juvenil masculino. Luís Martins, Miguel Costa, João Raposinho e Hugo Oliveira confirmaram a sua supremacia nesta embarcação, apagando a memória do 13º lugar por que se ficaram na Regata Internacional da Queima das fitas, disputada no início do mês em Coimbra e que se ficou a dever a uma avaria no leme da embarcação. Venceram com 2 segundos de vantagem os espanhóis do Miño (Galiza) e por 6 segundos a tripulação do Infante D. Henrique, de Gondomar, calssificada em 3º lugar, entre 13 participantes. 

Ainda no sábado, realce para o excelente 2º lugar em double-scull iniciado masculino. Miguel Nobre e Eduardo Sousa ficaram a 4 segundo de uma tripulação mista de dois clubes (Cerveira/Sport Clube do Porto). Este facto permite perspectivar um bom resultado para o Campeonato Nacional, já em Junho, onde não são permitidas tripulações mistas de clubes. Participaram nesta prova 21 tripulações.

Em skiff infantil masculino os dois estreantes nestas lides João Sousa e Daniel Oliveira portaram-se à altura e obtiveram os 6º e 27º lugares, respectivamente, entre os 33 participantes. Nada mal para quem começa!

No sector feminino, Marta Nobre e Júlia Martins, ambas infantis, “guerreando” com adversárias fisicamente bem mais desenvolvidas, não deixaram de lutar e obterem as 9ª e 13ª posições, respectivamente, entre 22 concorrentes. A Júlia, tendo-lhe calhado a pista mais assolada lateralmente pelo vento forte conseguiu, apesar disso manter um excelente rumo, algo que para além de penoso, não é tarefa fácil para jovens remadores.

A a fechar a participação Ferroviária da primeira jornada, uma excelente vitória das “senhoras” do quadri-scull veterano. Maria Ganchinho, Alexandra Raposinho, Dora Dias e Ana Barracosa superaram as suas adversárias apresentando uma superioridade competitiva sem qualquer contestação. 


Na segunda jornada, domingo, logo na primeira prova, os juvenis Luís Martins e Miguel Costa alinharam em skiff. Por menos de 2 segundos o primeiro não sobre ao pódio, alcançando uma excelente 4 posição tendo em conta que estavam em competição 37 remadores. Ao Miguel Costa coube a 6ª posição esperando-se mais deste remador. Certamente alguma falta de concentração que terá que ser revista. Ele é capaz de muito mais.

Agora em double scull, os juvenis João Raposinho e Hugo Oliveira chegaram brilhantemente à primeira posição, agora batendo a tripulação do Clube Naval Setubalense e a galega do Miño. Os próprios adversários o reconhecem: são de facto remadores de excepção. E, acrescentamos, extremamente dedicados e trabalhadores. 

Em skiff iniciado masculino os Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo estiveram representados por Eduardo Sousa, Miguel Nobre e João Lopes, tendo obtido as 8º, 17ª e 27ª posições entre 33 participantes. Não há nada a fazer. Os dois primeiros dão-se melhor em tripulação que em barcos individuais. No dia anterior obtiveram a segunda posição em double-scull. Já o João Lopes tem que treinar mais na água. Só isso.

A participação “ferroviária” terminou com mais uma vitória. Tangencialmente os veteranos, numa acesa luta com a tripulação do ARCO de Viana do Castelo, alcançaram o quarto primeiro lugar para o clube barreirense. Helder Assunção (Peri), Jorge Sousa, Miguel Lopes, Rui Raposinho, José Fragoso, Rui Miguel, Hermínio Caeiro, e Pedro Antunes, timonados pelo Sérgio Vinagre tiveram que suar para ganhar a vantagem de 1 segundo com que bateram os seus adversários.

No final os Ferroviários do Barreiro/Baía do Tejo alcançam uma excelente 7ª posição na classificação geral por pontos entre os 17 concorrentes, à frente de muitos dos clubes habitualmente referências no Remo português. E será de frisar que, em número de primeiros lugares, obtendo 4, tantos quanto os espanhóis do Minõ e logo atrás do Infante D. Henrique de Gondomar, vencedor por pontos. E deveu-se, sobretudo, à dimensão da delegação “ferroviária” que, sendo muito menor foi, porém bem mais eficaz. De facto, quaisquer dos clubes classificados até à 6ª posição tiveram uma comitiva maior, variando entre o máximo de 60 e o mínimo de 29 elementos.

Há, de facto, que aumentar o número de praticantes. Tarefa difícil pelos meios materiais e humanos que tal exige mas, sobretudo porque os nossos jovens estão cada vez menos predispostas à prática desportiva. Algo para que tem que se olhar com a atenção que merece por tudo o que representa para a formação e saúde dos nossos jovens.

Mais uma vez há que deixar expresso o agradecimento aos pais, cujo empenho é notável no acompanhamento, seja no dia-a-dia, seja nas regatas. E ainda bem. Porque, também eles são parte importante e insubstituível na nossa equipa.

Fonte-www.orio.pt

0 comentários:

Enviar um comentário