Breaking News
Loading...
04/05/2011


Campeonato Distrital Seniores 1ª Divisão 25ª Jornada
Tarde épica para mais tarde recordar

Se há jogos que ficam na memória , este concerteza  que irá perdurar nas mentes de quem o viu nos próximos tempos . Situações como a que aconteceu neste jogo acontecem muito raramente e é por isso que o futebol tem esta imprevisibilidade e é por isso mesmo que é capaz de provocar um reboliço de emoções a quem gosta deste desporto.
Se nos dissessem que a perder por 0-2, aos 18 minutos de jogo, e reduzido a dez unidades durante 80 minutos, que iríamos vencer por 3-2!!de certeza que nem o mais crente adepto barreirense esperaria este desfecho. Parece que a máxima de um conhecido jornalista , Gabril Alves, afinal o mesmo verídica, diz o senhor que : “ o resultado mais perigoso no futebol é o 2-0” e não é que foi mesmo
O Vasco Gama entrou muito pressionaste e soube incomodar de forma “violenta” , o último reduto barreirense . logo no primeiro minuto , um dos brasileiros da equipa vascaina ( jogaram os 5 brasileiros) , Éder apareceu , desmarcado nas costas de Miguel Gomes ( que pesadelos teve o jovem alvi-rubro na 1ª parte com este jogador9 , e rematou , com muito perigo. Para fora .
A asfixia viscaina no pressing , deu resultados aos 9 minutos quando Valter atrasou mal a bola para José Carlos, Mikó intrometeu-se , passou pelo guardião barreirense e foi derrubado , claramente , por este. Cartão vermelho e penalty indiscutíveis. Paulinho fez o primeiro golo do jogo.
A equipa visitante sentiu-se ainda mais confortável na partida e ia causando embaraços atrás de embaraços ao Barreirense que não conseguia ter posse de bola , e quatro minutos depois do golo , Dico tem uma grande jogada individual ( á brasileiro, com técnica) pela esquerda e oferece o golo a Paulinho que , só com Carlos Soares pela frente , permitiu ao jovem guardião uma defesa impossível
Mas estava escrito que o pesadelo do nosso lateral –esquerdo ( Miguel Gomes) estava para continuar  e aos 18 minutos , Éder é lançado pela direita e faz o mais fácil perante Carlos Soares , 0-2.
Pensou-se em goleada e só havia uma passibilidade de a evitar : entrar no jogo deduzindo o marcador. Com Sampaio a fazer de “ Guerreiro” , o médio levou os seus colegas e seguirem-lhe a atitude , raça , crer e vontade , e felizmente , que aos 28 minutos , num lançamento de linha lateral do mesmo Sampaio , Amadeu “ penteou” o esférico para o 2º poste indo ter com Varela que fuzilou o longilinio guarda-redes brasileiro Gott, de 2,04.
O jogo mudou , já que pela primeira vez o Vasco Gama sentiu que afinal ainda nada estava decidido. Mesmo assim , os alvi-rubros bafejaram do factor sorte e da falta de pontaria de Mikó que , no último minuto da 1ª parte , aproveitou um sialom de Paulinho ( que chegou a passar pelo guarda-redes barreirense)  e de forma incrível atirou por cima da baliza.
A 2ª parte foi completamente diferente . Perante um conjunto muito forte nos duelos individuais , a equipa fez um toca a reunir . Com menos uma unidade em campo á já tantos minutos , a equipa conseguiu envolver o adversário com a entreajuda digna de um campeão e esse factro incomodou e muito o adversário que não esperava tal reacção depois das facilidades do 1º tempo. João Nuno avisou aos 50 minutos e Varela , aos 56 , quando correu isolado para abaliza e permitiu a defesa de Gott , fez acreditar que afinal ainda era possível acreditar.
Aos 60 minutos , Varela acertou na atmosfera mais uma assistência de Amadeu pelo ar, quando tinha a baliza á sua mercê e o resultado começava a cheira a injusto . Após nova combinação Varela –Amadeu , que acabou por ser salva , á última da hora , por mais um brasileiro ( Hubert) , Duka opta por retirar o estoirado Varela e colocar Valdo . Pensaram os vascaíanos  que finalmente iriam ter sossego … puro engano . O futebol directo para a área visitante passou a ser o único meio para atingir as redes dos vencedores da Taça da A.F.S e esse facto foi decisivo para a reviravolta no marcador.
Temeis a referir que Carlos Soares voltou a estar em grande nível a um grande contra -  ataque do Vasco Gama , aos 68 minutais , Dico não soube aproveitar e como diz o ditado “Quem não mata , morre”.. Num espaço de 3 minutos ( entre os 74 e 77 minutos) O Barreirense deu a volta ao jogo e em jogadas tiradas a papel químico : passe longo para a entrada da área, Valdo assiste Amadeu que rematou para o(s) golo (s) , o primeiro com o pé e o segundo com a cabeça .
Foi a loucura nas hostes alvi- rubras : o impossível tornou-se possível e perante os atónitos jogadores do Vasco ( que já discutiam uns com os outros ) foi
Num plantel onde o Fisioterapeuta , Vitor Raposo , tem tido bastante trabalho com os problemas físicos ( que o digam , Valter, André Cansado, Sampaio e Sérgio Canas , isto sem falar no central Gilberto que acabou o jogo a ponta -de –lança por inferioridade física) esta foi, de facto , uma vitória muito saborosa . Aí se o campeonato começasse agora.
Arbitragem exemplar de Micael Rechena.
Ficha do Jogo
Campo : vale D’ Abelha Aldeia de Paio Pires
Árbitro: Micael Rechena
Árbitros Auxiliares: Nuno Branquinho e Mónica Salvador
Barreirense: José Carlos; Cláudio, Valter e Miguel Gomes; Sampaio, João Nuno e Sérgio Canas ( André Cansado 34´); Varela ( Valdo 65´), André Silva ( Carlos Soares 10´) e Amadeu
Não jogaram: Morgado, Dieb e Daniel ( todos juniores) e Jorge Palma
Treinador: Duka
Treinador – Adjunto: João Renato
Cartões Amarelos: João Nuno ( 90+1´) e Carlos Soares ( 90+3´)
Cartão Vermelho: José Carlos ( 9´)
Golos: Varela (28´) e Amadeu ( 74´e 77´)
Vasco Gama : Gott; Filipe Mariano , Hurbert, Cadú e Ricardo Rodrigues; Rui Silva ( Mascarenhas 84´), Ricardo Oliveira e Paulinho; Éder ( Idy 70´), Dico e Mikó   ( Luiz Gustavo 70´)
Não jogaram: Carlos Pereira, João Nunes, Ricardo ferreira e Filipe Silva
Treinador: Direito
Cartão Amarelo : Rui Silva (41´)
Golos: Paulinho (11´gp) e Éder (18´)
Intervalo: 1-2
Final:3-2
 Foto: Toninho Mendes
Crónica: Fernando Joaquim   




0 comentários:

Enviar um comentário